quinta-feira, 11 de maio de 2017

CARNE ASSADA ( MAMINHA) COM BATATAS AO MOLHO DE VINHO BRANCO


ESSA É A SEGUNDA EDIÇÃO.  Fiz algumas alterações mas no fundo não há grandes diferenças. Usei Maminha mas voce pode usar qualquer outro tipo de carne como Fraldinha, Miolo de Alcatre e outras. Importante é eliminar toda a gordura e nervuras. Vamos lá? Abaixo pronto para ser servido.
Passo inicial é deixar a carne repousando no leite por no minimo 2 horas, sendo uma de cada lado.

Enquanto a carne fica no leite voce pode preparar a marinada. Eu usei 2 cebolas medias picadas grosseiramente, 3 dentes de alho amassados, 1 colher ( sobremesa) de sal, 3 folhas de louro, umas duas colheres ( sopa) de molho Inglês, 1 colher rasa ( sobremesa) de nós moscada, pimenta do reino moida na hora e dois copos de vinho branco. Jamais use vinho tipo São Roque. Vinho em comida só os que não tem gosto de suco de uva.

Esmaguei o os dentes de alho com sal...



Adicionei o molho Inglês...( pode ser o Jimmy,  tambem )
Nós moscada ralada....( uma colher de chá )















Marinada pronta.....
Após duas horas, tire a carne do leite e seque-a . Descarte o leite.
Coloque a carne na marinada, tampe o recipiente e ponha na geladeira por no minimo 4 horas. Essa da foto eu temperei à tarde e deixei na marinada até o dia seguinte quando eu coloquei para assar...
Para complementar eu assei junto com a carne  duas cebolas medias cortadas cada uma em quatro partes e 3 batatas grandes cortadas em pedaços ( em 2 gomos, depois cada gomo em 2, depois em dois ....

Hora de selar a carne...Use óleo comum ao seu gosto. Eu prefiro de milho pois o de soja tem cheiro que não me agrada.
Uma pequena porção de óleo na frigideira....Eu usei uma "panela assadeira" que serve para selar a carne e em seguida vai para o forno....e que também tem tampa com orifício para " regar" a carne.....
Carne na frigideira....
Com um pouco dos sólidos da marinada...

Eis aí a minha " Panela-Assadeira " já selando a carne...
Essa é a tampa com regador.
Veja tem um furinho. Voce enche o copo com o caldo (coado) da marinada  e não precisa regar a carne.



Pronto, a carne já está selada e é hora de ir para o forno...
Sim !! forno alto o calor fica quase que insuportável é necessário refrescar. Eu usei um copo com bastante gelo....


Coe a marinada e reserve um pouco do caldo coado. Coloque os solidos sobre a carne e um pouco do caldo nas laterais.
Pronto !
Tampe e .......
 leve ao forno forte ...
Após 25 a 30 minutos....adicione as batatas e as cebolas.



Espalhe as cebolas e batatas em volta da carne....
Coloque a tampa.....
Encha o copinho da tampa com o caldo coado e leve ao forno por duas horas em forno médio.


Aí está o resultado...bom apetite..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentar